terça-feira, 2 de outubro de 2012

A PELE LIPÍDICA (OLEOSA) TAMBÉM PODE FICAR DESIDRATADA




É muito comum clientes apresentarem uma pele lipídica (oleosa), porém desidratada. Principalmente no inverno.
Isso ocorre porque muitas pessoas não sabem que uma pele lipídica (oleosa) também precisa ser hidratada, pois a camada mais superficial da pele é composta por sebo, suor e queratina e se a água da pele estiver escassa, ocorre um desequilíbrio no pH da pele.



No inverno a tendência é tomarmos banhos quentes. A temperatura quente  estimula o aumento  da produção do sebo e faz evaporar mais água da pele, causando a desidratação e, por consequência, a pele fica espessa. Os óstios por onde deveria sair o sebo ficam ressecados ocorrendo um tamponamento. Neste caso podem surgir  as pápulas (bolinhas) ou pontinhos pretos  (cravos), podendo evoluir para pústulas (espinhas com pús).  Sem contar que uma pele desidratada fica mais suscetível ao rompimento de suas fibras elásticas e colágenas,  porque ficam mais finas sem a presença de água, acentuando assim as linhas de expressões.
Em peles oleosas e maduras os cuidados devem ainda ser redobrados, pois além de princípios ativos hidratantes, os produtos devem também conter princípios ativos nutritivos que estimulem a síntese e manutenção de componentes de sustentação da pele, como o colágeno e a elastina.
Para uma pele lipídica (oleosa), é preciso que os produtos sejam hidratantes, mas ao mesmo tempo livres de óleo, como séruns, mousses, fluídos, emulsões, géis, loções tônicas hidratantes intercalando com uma loção adstringente, de preferência sem álcool.
Os princípios ativos mais comuns para hidratar são: uréia e ácido hialurônico; e para nutrir são vitamina C, colágeno, elastina e DMAE entre outros.

DICAS IMPORTANTES DE HOME CARE PARA PELE LIPÍDICA:
- Fazer uma limpeza de pele 01 vez/por mês.



- Uma pele lipídica deve ser lavada com sabonete líquido próprio para o rosto no inverno, no máximo duas vezes ao dia. Pois se o sebo for retirado com muita frequência, o cérebro receberá informação para mandar mais e mais sebo para a camada superficial da pele, deixando-a ainda mais oleosa.

- Assim também ocorre com a esfoliação que poderá ser realizada no máximo duas vezes por semana.

- A utilização do tônico é muito importante, principalmente após a higienização e esfoliação, porque ele terá a função de equilibrar o pH da pele, evitando a desidratação.

- Sempre que passarmos uma substância líquida na pele, devemos secá-la com um lenço de papel ou uma toalhinha, para que a água não evapore junto com o produto. Isso serve também para o tônico.

- Utilizar protetor solar diariamente mesmo em dias nublados e frios, repassando-o sempre que necessário.

- Não tentar remover cravos e espinhas em casa. A esteticista dispõe de produtos anti sépticos e emolientes para que não ocorra a infecção e cicatrizes no rosto.

- Para peles acnéicas, o ideal é que realize a troca de fronhas e toalhas com bastante frequência. Se possível utilizar toalhas de rosto descartáveis.

- Procurar uma esteticista para orientar na compra de produtos adequados e, mediante a avaliação criteriosa, direcionar tratamentos específicos para o estado atual e o biotipo de cada pele.


Maria Pontes
Terapeuta corporal do Espaço Relicário

Conheça os tratamentos oferecidos pelo Espaço Relicário:

www.espacorelicario.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou solicitação de informação.