terça-feira, 25 de setembro de 2012

INVOLUÇÃO CUTÂNEA


O processo de envelhecimento é inevitável para todos, embora dependa das características genéticas, do tipo de pele e da qualidade de vida.
A pele contém aproximadamente 64% de água, o que corresponde a 9% do peso total do corpo. Essa proporção é distribuída de forma variada, podendo oscilar entre 10% e 20% na camada superficial e chegar a 70% nas camadas mais profundas. A água é responsável pela flexibilidade, maciez e elasticidade da pele, por estar estreitamente ligada ao colágeno e às fibras elásticas, fatores que ajudam a combater o processo de envelhecimento.

Uma pele jovem é abastecida de forma suficiente por fluidos naturais, com os quais sustenta uma complexa estrutura composta por colágeno e elastina, chamada de tecido conectivo.
Esta esponja natural é responsável pela manutenção da firmeza e elasticidade da pele, além da sua flexibilidade e tônus. É também o meio de transporte para os nutrientes e o oxigênio até a superfície cutânea, assim como um meio de remover toxinas e detritos.
Na pele envelhecida, o efeito esponja se perde provocando ressecamento e incapacidade de manter a hidratação pelo tecido subcutâneo e pela própria pele. A pele cede, principalmente nas áreas expostas, como rosto, mãos e pescoço, porque o colágeno e a elastina começam a secar e a hidratação se deteriora. A elastina se rompe, favorecendo o surgimento  das rugas. Sem suprimento adequado de oxigênio, nutrientes e umidade, a pele se torna mais translúcida e perde sua aparência saudável. Surgem então as chamadas manchas da velhice, formadas pelo acúmulo dos produtos da deterioração promovida pela oxidação dos tecidos.
A desnutrição é uma consequência da desidratação profunda, pois as células não conseguem receber nutrientes necessários para o seu funcionamento, devido ao enrijecimento da substância fundamental amorfa.
A desidratação é a diminuição da elasticidade como vimos. Ocorrem quando a perda de água do estrato córneo é maior do que a sua reposição.



Os fatores que influenciam no surgimento de rugas podem ser:
- Características genéticas: ex:  fototipo cutâneo;
- Qualidade de vida: formação de radicais livres, fumo, bebidas alcoólicas, má alimentação, estress, vida sedentária;
- Idade: degeneração de fibroblastos, perda de água, alterações hormonais, alterações orgânicas, desequilíbrios hormonais;
- Desidratação: redução de mucopolissacarídeos na derme, disfunção na bomba de sódio e  potássio, banhos quentes, vento, sol, (fotoenvelhecimento - depleção de vitamina C, que estimula a produção de colágeno, elastina e enzimas antioxidantes/ reduz a função dos lifócitos T), frio.

A involução cutânea pode ocorrer por mutação genética (alterações nos cromossomos), uso e desgaste, radicas livres (UVA e UVB), imunitária. Com a idade causa lesões morfológicas e funcionais.
Em cada célula ocorrem numerosas reações químicas de síntese e de análise, de construção e destruição de substâncias complexas, cada uma delas constituídas por um grande número de átomos.

Cada reação tem que ocorrer em certo lugar, momento e proporção.
Os sinais mais finos da velhice aparecem quando ocorre algo de errado no funcionamento das células, suas moléculas orgânicas e inorgânicas (radicais livres = fragmentos moleculares).
Os radicais livres podem vir dos alimentos (principalmente gorduras), do ar ou proveniente do nosso próprio organismo. Quando soltos no organismo, prendem-se às grandes moléculas, alterando sua forma e função, começando assim o envelhecimento da molécula.
É por isso que quando reduzimos os radicais livres do organismo retarda-se o envelhecimento.

A diminuição do colágeno, a perda da oleosidade e, ainda, o afinamento de suas três camadas, provocam mudanças na pele. Ela se torna mais flácida e fica marcada por depressões (rugas) e finos sulcos em torno da boca e dos olhos.
A perda do tônus e da elasticidade evidenciam as linhas de expressão, resultado de constante movimentação dos músculos do rosto.
As rugas dos olhos e da testa começam a se formar entre os 25 e 30 anos de idade; as que rodeiam a boca, em torno dos 35 anos; as do pescoço, a partir dos 45 anos.
Fatores como hereditariedade, excesso de sol e o tipo de pele contribuem na formação de rugas.



Sendo assim, nunca é tarde para começar a pensar nas consequências de uma vida desregrada. O tratamento preventivo é o ideal, mas nunca é tarde para atenuarmos os efeitos negativos sobre a pele.
Na estética já existem muitas opções de cosméticos e aparelhos  para auxiliar na prevenção.
Vale a pena conferir. 

Maria Pontes
Terapeuta corporal do Espaço Relicário

Conheça os tratamentos oferecidos pelo Espaço Relicário:

www.espacorelicario.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou solicitação de informação.