sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

O MECANISMO DE AÇÃO DA TERMOTERAPIA E CRIOTERAPIA EM TRATAMENTOS CORPORAIS PARA PERDA DE GORDURA E CELULITE

TERMOTERAPIA
A termoterapia é um procedimento teapêutico tópico, que consiste na aplicação de produtos ou aparelhos específicos para promover a elevação da temperatura corpórea local e diversos efeitos biológicos como: vasodilatação (hiperemia), aceleração das reações enzimáticas, e aumento da sudorese e da diurese, relaxamento da musculatura lisa e estriada (analgesia) aumento da extensibilidade das fibras colágenas.


O corpo, na presença de calor, faz com que o organismo se defenda contra a variação de temperatura promovendo a vasodilatação. Para que essa vasodilatação aconteça é necessária liberação de uma substância chamada acetilcolina, a qual promove o aumento no fluxo sanguíneo. Assim, quanto mais sangue circular no local, maior será a eliminação de substâncias nocivas ao organismo. Desta forma, o catabolismo (quebra) das gorduras é acelerado e elas são mais facilmente metabolizadas, favorecendo a redução de medidas. Com a melhora na circulação, drenagem local e redução dos adipócitos (células de gordura) , ocorre a melhora no aspecto da celulite.

CRIOTERAPIA

A crioterapia é a terapia pelo frio. As técnicas que utilizam o frio têm o propósito terapêutico de retirar o calor do corpo induzindo-o a um estado de hipotermia (baixa temperatura), reduzindo o metabolismo local. Esta redução promove sensivelmente uma baixa nos níveis de oxigenação das células, estimulando o organismo a trabalhar mais para manter a homeostase (equilíbrio) da temperatura e, consequentemente, aumentando a lipólise.


O organismo quando submetido à baixas temperaturas precisa conservar o calor do corpo e estimular a sua produção para manter a temperatura constante. Com isso, o hipotálamo ativa o sistema nervoso simpático, promovendo uma intensa constrição (contração) dos vasos cutâneos, impedindo a condução de calor das regiões internas do corpo para a pele.

Este estímulo gera a ativação do centro regulador da temperatura que, através do sistema nervoso simpático, aumenta o metabolismo e consequentemente a lipólise nos adipócitos. A lipólise é a degradação da gordura, ou seja, das reservas energéticas (triglicérides) para a produção de energia, onde a gordura deve ser hidrolisada ate ácidos graxos livres e glicerol que serão mobilizados e lançados na corrente circulatória.
Neste processo, a energia é fornecida na forma de ácidos graxos para a produção de calor e manutenção da temperatura corpórea.
O aumento da circulação local, drenagem de metabólitos e lipólise, permite ainda a melhora no quadro da celulite. 


Maria Pontes
Terapeuta corporal do Espaço Relicário


Conheça os tratamentos oferecidos pelo Espaço Relicário:

www.espacorelicario.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário, dúvidas ou solicitação de informação.